Acompanhando as atividades dos tenistas, estamos vendo que o interesse pelo jogo de duplas está crescendo bastante. Na região do ABC, a Liga ABC de Tênis organiza torneios que conseguem um bom número de duplas inscritas. Já a nível estadual, o torneio interclubes está cada vez mais equilibrado e a decisão dos confrontos nos jogos de duplas está acontecendo com mais frequência.

Sendo assim, vamos apresentar algumas dicas simples, que se executadas vão ajudar bastante em sua performance:

DICA 1 – Parceiros

Lembre-se sempre que você tem um parceiro e que se ele não estiver bem no jogo, provavelmente você também não vai estar, ou seja, “se o barco afundar”, você “afunda“ junto. Portanto, evite cobranças e comentários negativos a cada erro, procure utilizar palavras de incentivo de forma a prepará-lo para disputar bem o ponto seguinte.

DICA 2 – Saque

É muito importante que seu parceiro saiba com antecedência onde você vai sacar, aberto, fechado ou no meio, assim ele pode se posicionar melhor para a devolução do adversário e quem sabe conseguir o ponto com um voleio.

Quanto à direção que você deve sacar, dê preferência aos saques fechados e sobre o corpo do adversário, desta forma você diminui o ângulo da devolução e pode facilitar a entrada de seu parceiro no voleio.

Ainda sobre o saque, valorize o primeiro serviço, coloque-o em jogo, a tática de arriscar tudo no primeiro e empurrar o segundo não funciona. Diminua a intensidade do primeiro saque, direcione-o e faça os adversários jogarem, você vai perceber que os resultados serão melhores.

DICA 3 – Devolução

Essa é uma parte complicada do jogo, então, não invente, devolva na cruzada, uma bola firme, com boa altura, buscando o fundo da quadra e faça os adversários jogarem.

Caso o adversário seja muito ativo na rede e atravesse sempre a devolução, você pode utilizar as paralelas, de forma a fazê-lo ficar mais preso na paralela, mas não abuse.

DICA 4 – Jogue os Pontos na Cruzada

Resista a tentação de bater a bola na paralela, da mesma forma que a devolução, só bata na paralela se ela estiver muito aberta, o risco é grande de erro e de seu adversário volear.Troque bolas firmes na cruzada e deixe que seu parceiro na rede resolva o ponto.

DICA 5 – Voleios

Este é um assunto polêmico, muitos jogadores ficam bem nervosos quando são acertados pelo voleio do adversário. A dica aqui é o voleio seja feito, sim, na direção do adversário que está na rede, mas, nos seus pés. A tentativa de desviar a bola dele geralmente acaba em erro e o  voleio em direção ao jogador do fundo facilita a recuperação da bola e a ideia é definir o ponto com o voleio.

DICA 6 – Posicionamento na Rede

Dicas do JuninhoDupla não se joga com dois jogadores no fundo, se você joga dessa forma, com certeza precisa melhorar bastante. Sendo assim, o jogador de rede é fundamental para o desempenho da dupla.

O homem da rede não pode ficar estático, ou seja, ele precisa se movimentar de forma a conseguir o voleio e também defender o centro de sua quadra, além de, com sua movimentação, ele pode confundir o seu adversário no momento do golpe.

Na figura 1, vemos o posicionamento do jogador na rede no momento em que seu parceiro vai rebater a bola, note que ele está afastado da rede defendendo o meio de quadra, isto porque, o adversário pode tentar o voleio e essa posição aumenta a chance de defesa.

Na figura 2, temos o contrário, o adversário vai golpear a bola no fundo de quadra, então, você deve estar mais próximo à rede, defendendo a paralela e ao mesmo tempo atento para poder definir no voleio. Essa mesma posição também é utilizada no momento em que seu parceiro for sacar como na figura 3.

DICA 7 – O Uso do Lob

O lob é um golpe que se bem executado pode “desmontar’ a dupla adversária. Ao enfrentar uma dupla muito ativa na rede esse golpe pode evitar que o adversário voleie  e defina o ponto. Além disso, se você está levando desvantagem na troca de bolas na cruzada, o lob é uma ótima alternativa para você sair dessa situação.

DICA 8 – Adversários na Rede

Em algum momento do jogo você pode enfrentar seus dois adversários na rede, prontos para definir o ponto no voleio. Caso  você não opte pelo lob, você deve jogar a bola entre os dois adversários, dando preferência para uma bola baixa, obrigando-os a levantar a bola. A paralela, também nesse caso, não é muito recomendada pois o espaço para a bola passar é muito estreito e a chance de erro grande.

Essas são dicas básicas para jogadores amadores, mas, se você prestar atenção verá muito delas nos jogos profissionais. São dicas que têm como objetivo ajudar você a melhorar o seu jogo, aplique e se você tiver alguma dúvida, estamos à disposição.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor preencha seu nome