Alimentação correta pode ajudar na performance, seja para o profissional ou para o amador

Se os aspectos técnicos, táticos e psicológicos em qualquer modalidade são importantes, o físico não fica atrás ganhando cada vez mais espaço e se tornando objeto de estudo, destacando-se o campo da nutrição. A alimentação, dependendo da forma realizada, pode ajudar o desempenho de um tenista, como também  colocar tudo a perder.

“O tenista, assim como qualquer outro atleta, necessita de uma dieta equilibrada, que atenda as necessidades energéticas dos treinos e competições. O tênis é um esporte que exige muito, tanto fisicamente quanto psicologicamente, já que uma partida pode durar horas. O jogador que não tem uma dieta balanceada, rica em nutrientes que atendam as suas necessidades pode, entre outras complicações, ter problemas no rendimento físico”, alerta o professor doutor em Fisiologia do Exercício, Nutricionista Clínico e Esportivo, Ricardo Zanuto.

O profissional de Educação Física cita a importância para o atleta, amador ou profissional, buscar sempre a orientação de um nutricionista esportivo para uma avaliação completa e direcionada para o estilo de vida.

“O nutricionista vai adaptar as refeições para que o tenista tenha a melhor performance nos treinos e nas competições. É importante evitar dietas prontas, ou dietas programadas por amigos, colegas, etc. O que funciona para um pode não funcionar para outro. O nutricionista vai levar em consideração vários fatores, como por exemplo: sexo, estilo de vida, nível de condicionamento físico, quantidade de massa magra, necessidades energéticas, entre outros fatores.”

Partindo para o campo prático, o jogador de tênis em qualquer nível deve realizar pequenos ajustes nutricionais para uma boa partida ou treino. Antes de um jogo, por exemplo, é importante manter uma refeição leve, além da importância de repositores energéticos e de eletrólitos, com o objetivo de manter a alta performance por mais tempo.

Outro detalhe comum dentro do mundo do tênis, e que ficou ainda mais exposto principalmente para os brasileiros, é o consumo da banana durante os jogos, fato corriqueiro para o craque Gustavo Kuerten. “A banana, que muitos tenistas comem durante a partida, tem a função de repor energia, principalmente de carboidrato, pois muitos precisam comer algo de fácil digestão e que reponha a energia mais rapidamente, pois tomar apenas repositores energéticos ou gel de carboidrato pode atrapalhar no caso de jogos muito extensos”, explicou Zanuto.

Além dos alimentos, outro ponto importante é a questão da suplementação, tão comum para complementar uma dieta trazendo força física, aumento da massa muscular e uma melhor recuperação após treinos e jogos. Porém, o uso deve ser supervisionado. “O principal cuidado é a quantidade a ser ingerida e em que momento ela se faz necessária.

No caso dos atletas profissionais, eles devem saber quais tipos de suplementos podem tomar e em quais quantidades, pois existem substâncias liberadas, mas que precisam ser ingeridas em quantidades limitadas, por isso deve se verificar nos órgãos que regem essas avaliações para traçar a melhor estratégia. Nesse caso a orientação do nutricionista esportivo é ainda mais importante”, enfatizou.

Para se montar a melhor estratégia de alimentação para um tenista, primeiramente o nutricionista deve verificar a rotina, horário de treino, se faz mais de um treino por dia, e quais são esses treinos, buscando ajustar as refeições nas quantidades ideais com o objetivo de garantir um bom aporte energético para o treino e que acelere o período de recuperação, o que é muito importante. Identificada a rotina são analisados quais alimentos incluir, para que eles não causem nenhum desconforto durante os treinos.

“É importante que o atleta de tênis, amador ou profissional, preste atenção também na hidratação, pois se houver desidratação o rendimento cai. Nas competições esse pode ser um fator determinante, principalmente nos dias mais quentes”, concluiu o doutor.

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