No 1º de Maio, em São Bernardo, munícipes têm duas quadras de saibro à disposição de segunda a sábado; basta fazer carteirinha e seguir ‘cartilha’

Nem parece verdade. Para ter acesso às quadras de tênis do 1º de Maio, em São Bernardo, os munícipes precisam passar pela portaria. A passagem, porém, é liberada para quem mora na cidade e tem a carteirinha que permite o uso gratuito das duas quadras de saibro. A modalidade é praticada ao lado do famoso estádio de futebol, administrado pela Secretaria de Esportes.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o espaço para o tênis foi inaugurado em 20 de agosto de 1968, junto do próprio estádio, do salão de tênis de mesa e da pista de atletismo. Ainda de acordo com a administração, à época já havia procura pelo tênis em espaços públicos na cidade.

Quadra Pública no 1º de Maio de SBC
Foto: Divulgação PMSBC

Para solicitar a carteirinha e jogar no 1º de Maio, o morador só tem de preencher cadastrona administração do local e apresentar comprovante de residência, cópia do RG e duas fotos. Depois, basta respeitar as regras de utilização (uma espécie de “cartilha”), que, por exemplo, proíbe aulas particulares – com exceção de autorização.

O uso das quadras é feito por ordem de chegada, sendo que todo o tenista é obrigado a colocar a carteirinha no quadro – como uma forma de organização. Se há espera, as partidas só podem ter um set e assim vai sendo feito o rodízio de jogadores. O espaço fica aberto de segunda a sábado, das 7h às 22h. “A exceção é quando há jogos oficiais no estádio de futebol”, informou a Prefeitura, por meio da assessoria de imprensa.

A própria Secretaria de Esportes se responsabiliza pela manutenção, conforme informações do administrador das quadras. São quatro funcionários para executar os serviços de limpeza e outras necessidades. Os custos estão inseridos no orçamento de todo o complexo do 1º de Maio. No fim, os próprios jogadores ajudam na preservação das superfícies de saibro, que exigem manutenção constante. “Os praticantes têm consciência de que se trata de um lugar gratuito e colaboram para que o mesmo seja preservado. Alguns deles se oferecem para irrigar a quadra, passar o rastelo e limpar as quadras para mantê-las em ordem”, explica a Prefeitura.

A administração garante que não há a intenção de alterar as regras para o tênis no 1º de Maio, descartando a chance de cobrar pela utilização do saibro. “Não existe essa possibilidade, pois o intuito das quadras é exatamente o contrário, de proporcionar acesso ao esporte para todos de forma gratuita.”

Atualmente, 400 munícipes jogam tênis no 1º de Maio e também dividem as quadras com atletas da cidade que usufruem do local para treinamento de competições, tais como os Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior e os Jogos da Terceira Idade.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor preencha seu nome