O enoturismo é uma modalidade do turismo, voltada para quem gosta de apreciar o universo do vinho e inclui visitas a vinícolas, degustações, wine bars e muito mais.

Os vinhos são produzidos no mundo todo e cada localidade tem a sua cultura e diferentes particularidades. Se você é amante do vinho, mesmo que decida realizar uma viagem de enoturismo por ano, não vão faltar destinos inesquecíveis para você conhecer.

Um dos propósitos da Winefull é conectar pessoas a momentos inesquecíveis e também a lugares marcantes, por isso vamos indicar destinos ideais para esse tipo de viagem.

No Brasil

Não é preciso ir longe para consumir vinho de alta qualidade. Nosso país está repleto de boas vinícolas e vamos te mostrar.

Serra Gaúcha

O sul do país é conhecido pela temperatura mais amena e pela influência da imigração europeia. Quem vai à Serra Gaúcha encontra magníficas montanhas, cachoeiras e, claro, excelentes vinhos. É lá que são produzidos alguns dos melhores vinhos nacionais, o destino é considerado o mais tradicional roteiro de enoturismo brasileiro, que inclui Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul e Gramado.

A região tem muitas vinícolas que valem a visita, veja alguns exemplos:

Cave do Sol, Vinícola Luiz Argenta, Marco Luigi, Cave Geisse, Casa Perini, Pizzato, Casa Valduga e Don Giovanni.

Vale do São Francisco 

Você sabia que a Bahia é a segunda maior produtora de vinhos, sucos naturais de uva e espumantes do país? Isso acontece porque o estado está localizado no Vale do São Francisco, região famosa pela agricultura irrigada pelas águas do rio São Francisco.

O Vale engloba 7 vinícolas do sertão pernambucano e o norte da Bahia. As cidades mais procuradas da região são: Lagoa Grande (PE), Santa Maria da Boa Vista (PE) e Casa Nova (BA).

Já as vinícolas que se destacam são: Botticelli e Ouro Verde.

As uvas produzidas no Vale do São Francisco são famosas pela suculência e acentuação do sabor devido à incidência do sol. A Syrah local, por exemplo, já é considerada um dos melhores exemplares de uva de todo o mundo.

Leia também:  Tênis e vinho, a combinação mais que perfeita!

No Mundo

Agora, confira alguns destinos que promovem o enoturismo na América do Sul e na Europa.

Mendoza — Argentina

Pertinho do Brasil, a cidade argentina oferece boa infraestrutura e clima ensolarado ao lado da Cordilheira dos Andes, formando paisagens espetaculares. As principais vinícolas estão localizadas nas zonas de Luján de Cuyo, Maipú e Vale do Uco.

Veja algumas das principais vinícolas de Mendoza:

Mosquita Muerta Wines, Catena Zapata, Rutini Wines, Viña Cobos, Bodega Escorihuela Gascon, Zuccardi Wines, entre outras.

Toscana — Itália

Região que oferece alguns dos melhores vinhos do mundo, como o Brunello, Chianti, Bolgheri e Nobile di Montepulciano. Está localizada em uma das regiões mais românticas do mundo, com vários atrativos. Além dos seus famosos vinhedos, também é repleta de vilas medievais e castelos antigos.

Em Toscana, você tem a oportunidade de conhecer vinícolas como: Biondi Santi, Fattoria dei Barbi, Altiero, Antinori, entre outras.

Porto — Portugal

Portugal é um dos maiores produtores de vinho do mundo, por estar localizado nas latitudes 30º e 50º, o país reúne as condições mais adequadas para o crescimento e desenvolvimento das uvas que produzem a bebida. As principais regiões produtoras de vinho são: Dão, Douro, Ribatejo e Alentejo. 

Portugal tem mais de 250 castas nativas, entre tintas e brancas. As mais utilizadas são: Baga, Castelão, Tinta Roriz, Touriga Nacional, Fernão Pires e Encruzado. Entusiastas e especialistas no assunto se sentem em um verdadeiro parque de diversões, quando desfrutam do enoturismo em Portugal.

Quem nunca ouviu falar no Vinho do Porto, a marca registrada do país? As vinícolas da região são conhecidas mundialmente. Mesmo quem viaja para Coimbra, Lisboa e outras cidades do país, geralmente inclui no roteiro de viagem, locais que mostram todas as etapas de produção desse vinho.

Gostou das dicas? Então, deguste um bom vinho da Winefull, enquanto decide seu próximo destino.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor preencha seu nome