Red Tennis cria sistema prático e eficiente para proteger o saibro

Red Tennis
Foto: Divulgação

O piso de saibro, querido por grande parte dos tenistas brasileiros, é conhecido pela dificuldade de manutenção e trabalho necessário para se manter a qualidade. A chuva em excesso, talvez, seja a maior vilã contra o terreno de terra batida. Para liquidar com o problema e ainda reutilizar a água pluvial, a Red Tennis, academia localizada em São Bernardo, tem um sofisticado sistema de cobertura para as quadras.

A academia criou um modelo de lonas prático e funcional que rapidamente protege as quadras em caso de chuva. “O sistema é inédito e foi patenteado como modelo de invenção. Consiste em lonas plásticas que ficam em tubos também de plástico e com um sistema de rolagem rápido e leve, principalmente para os  períodos das chuvas, mesmo com acúmulo de água. São necessários apenas dois minutos para a cobertura das quadras, com uma pessoa cuidando de cada lado do tubo”, explica o proprietário, Francisco Olmos.

Com o saibro protegido, os tubos que ficam no fundo das quadras aparecem no sistema prático de utilização. Quando as lonas cobrem os pisos e chove, a água escoa para canaletas de baixa vazão, dispostos nas laterais, e para canaletas de maior vazão que ficam nos dois fundos.

Red Tennis“A escoagem é plenamente eficiente e não permite que a água acumule em cima da lona. Estas águas escoam devido aos desníveis deixados na construção dos pisos de saibro. Todo o acúmulo é jogado para um lugar especial na lateral da academia.”

Além de o sistema garantir a programação normal de aulas e locações, ou mesmo de torneios, a água acumulada é reutilizada de forma a evitar desperdícios. “O sistema de armazenamento consiste em um reservatório subterrâneo construído em uma estrutura monolítica de concreto, que armazena 25 mil litros de água do volume interno. Antes de entrar no reservatório, a água passa por decantação e filtragem durante o seu curso. Chegando ao final do percurso, a água em bom estado de uso é bombeada a um reservatório suspenso para regar os pisos das quadras de saibro, como outros pontos da academia.

Há ainda um outro reservatório que também pode acumular uma grande quantidade de líquido, no estilo ‘poço caipira’. Além disso, são dezenas de jogos que são ‘salvos’ com o sistema”, diz Francisco. A invenção acabou premiada pela Prefeitura de São Bernardo em 2015 com um prêmio de sustentabilidade.


A Estrutura

Red TennisA história da Red Tennis começou após uma frustrada sociedade na área do tênis, também na região do ABC, que deu lugar ao novo conceito colocado no espaço, que tem três quadras de saibro e uma de base asfáltica. Outro espaço interessante é o paredão, oferecido aos alunos que são instruídos para fazer exercícios acessíveis, proporcionando a todos notável evolução no esporte, contribuindo para a descoberta de novos recursos técnicos e desenvolvimento das habilidades.

Sabendo do crescimento do tênis em todas as idades, a Red aposta em uma fórmula bem conceituada do ensino da modalidade para as crianças. Para os pequenos, a partir dos quatro anos, é oferecida a possibilidade de aulas em grupo com um método funcional e dinâmico, pensado especialmente para eles.

Repletos de ideias inovadoras, caso da lona e reutilização da água, a Red Tennis já planeja novos projetos que podem pintar durante o ano. Todas as informações e detalhes para aulas, locações de quadras e competições estão no site: Red Tennis.

2 COMENTÁRIOS

    • Marcos este produtos foi um proprietário da academia quem desenvolveu.
      Falei com ele sobre venda do sistema mas o mesmo não esta realizando.
      De qualquer forma pode tentar falar com ele no fone: (11) 3423-8880 falar com Francisco.
      Quem sabe ele não pode te ajudar.
      Obrigado pelo interesse, se puder ajudar a divulgar nossa página agradecemos. Tenha um ótimo fim de semana.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor preencha seu nome