Nesta edição vou falar sobre temas que gosto de discutir e estudar: treinamento técnico e seus benefícios, biomecânica, físico e a parte científica no tênis. A ideia é mostrar a vocês como esses trabalhos podem evitar lesões

Para você, jogador amador e juvenil, minha sugestão é que contrate um professor que conheça princípios biomecânicos e movimentos do tênis, além da ciência do esporte.

A parte científica e biomecânica te ajudará a ter golpes com maior precisão. Aí vai uma dica para quem é tenista iniciante ou amador. Quanto mais cedo aprender movimentos motores corretos, você gravará na cabeça, vai diminuir o risco de lesões e não precisará de muito esforço para jogar.

Você precisa saber que seu rendimento poderá cair por um tempo com uma mudança técnica e motora, mas aí é importante ter um bom professor para avaliar e saber se esse golpe que está sendo alterado é eficaz ou te trará problemas mais para frente, pensando em prolongar a sua vida no tênis.

Muitos não sabem, mas os estudos mostram, você terá que repetir mais de 2.000 vezes, até 6.000, para consertar um gesto motor errado. Por isso a importância de aprender certo desde o início.

Atualmente existem exercícios educativos com elásticos, bola de medicine e outros materiais, nos quais você terá um estímulo neural que te ajudará a esquecer seu gesto motor errado e corrigir o golpe. Como assim? Você repetirá o movimento após esses estímulos neurais com os materiais que citei e, terminando esses exercícios, bata na bola na sequência para ver a diferença. Seu cérebro grava em torno de 10 a 15 segundos depois dos estímulos, aí você vai fixando o golpe.

Outro aspecto importante para não se lesionar é fazer físico. Musculação para fortalecer e não se machucar. Dicas: procure um profissional que te ajudará nessa parte.

Hoje há trabalhos funcionais que ajudam muito, como trabalhar o core e propriocepção, com plataformas de equilíbrio, também gosto muito do pilates – que dá força e alongamento e previne lesões.

Outra dica importante, até em função da experiência em torneios amadores e juvenis, é o aquecimento antes dos jogos. Com um aquecimento correto, você vai aumentar sua elevação corporal e cairá bastante a chance de ter algum problema físico. Obrigado e até a próxima.

Nota: Segundo ranking mundial da ATP divulgado há poucas semanas, dos 100 primeiros da lista, 43 jogadores têm 30 anos ou mais. Essa estatística é atribuída justamente à ciência esportiva, que tem papel primordial na longevidade dos atletas profissionais.


Ricardo CoelhoRICARDO COELHO é coordenador técnico da Hebraica. Na função de técnico, viajou para três torneios Grand Slam com Júlio Silva, Rogério Dutra Silva e a argentina Maria Argeri. Formou-se em biomecânica aplicada ao tênis, em curso internacional da ATP e nos cursos de níveis 1, 2, 3 e 4 da CBT e ITF

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor preencha seu nome